Cocada Caseira, uma receita muito simples e tradicional, vem fazer hoje


Cocada Caseira
Cocada Caseira – Fonte: Canva Pro

Hoje você vai aprender a fazer uma receita de cocada caseira. É uma receita considerada muito tradicional. A cocada tem uma relação aqui no Brasil, com os povos afro-brasileiros e nos tempos da colonização. É uma iguaria africana, que provavelmente inseriu-se em nosso país por meio da culinária dos escravos.

Ingredientes para a cocada caseira

  • 1 xícara e meia de chá de coco fresco, ralado grosso e com a quantidade de 500 gramas
  • 1 xícara e meia de açúcar (chá)
  • Obs: Se não tiver o coco fresco, pode utilizar a versão congelada, sem problema algum, mas deixando o coco descongelar por completo da geladeira

Modo de preparo da cocada caseira 

Primeiramente, em uma panela média, misture o açúcar e a água, com a ponta dos dedos para não espirrar na lateral da panela. Isso evita que a calda possa se queimar até que atinja o ponto de fio.

Agora, leve essa panela ao fogo médio, deixando cozinhar sem mexer, por volta de uns 20 minutos e até que a calda possa atingir um ponto de fio. Para essa verificação de ponto de fio, mergulhe uma colher e depois levante um pouco de calda, se estiver formando um fio fino entre as gotas é sinal de que essa calda está pronta.

Então, acrescente o coco e vá misturando bem, para que sejam envolvidos os seus flocos com a calda. Deixe cozinhar por mais 5 minutos em fogo médio, sem mexer. Transfira essa cocada com a calda para uma tigela e deixe descansar por uns 5 minutos. Unte uma assadeira grande com manteiga, modele a cocada e vá transferindo para a assadeira.

Deixe em uma temperatura ambiente por 1h ou até que essas cocadas possam secar, para que elas fiquem duras por fora e úmidas por dentro. Sirva depois disso ou as conserve em um pote com um fechamento que é hermético e que pode ser guardada por até 1 semana. 

Afinal, o que achou dessa receita? Comente a seguir!

Conheça também:

Gostou? Então continue descendo para ver mais!