Pastel de Nata, o doce português que encanta a todos


Pastel de Nata
Pastel de Nata – Fonte: Pixabay

Olá, tudo bem com você? No dia de hoje vamos te ensinar a fazer uma maravilhosa receita muito famosa em Portugal, que é o Pastel de Nata. Essa receita de doce português também é conhecida em muitos lugares como Pastel de Belém. Porém, esse nome só está correto falar para o pastel produzido na região de Belém, em Lisboa. Então, se ficou interessado em aprender a fazer, continue lendo a seguir.

Ingredientes – Primeiramente veja o que é necessário para fazer o Pastel de Nata

  • Açúcar: 1 e 1/4 xícara (de chá)
  • Água: 3/4 de xícara (de chá) = 180 ml
  • Casca de limão siciliano: 1 unidade
  • Canela em pau: 1 unidade
  • Massa folhada pronta: 300 gramas
  • Leite integral: 1 xícara (de chá) = 240 ml
  • Gemas de ovos: 4 unidades
  • Farinha de trigo: 2 e 1/2 colheres (de sopa)

Modo de preparo do delicioso Pastel de Nata:

Primeiramente, faça uma calda, levando ao fogo uma panela com o açúcar, a água, a casca de um limão siciliano e um pau de canela. Deixe em fogo alto e quando levantar fervura, conte 2 minutos e desligue o fogo. Reserve.

Em seguida, em uma outra panela e com o fogo desligado, coloque a farinha de trigo com um pouquinho do leite integral e mexa muito bem com a ajuda de um fouet ou uma espátula até dissolver por completo a farinha de trigo (é muito importante fazer isso com o fogo desligado).

Então, depois de ficar homogêneo, adicione o restante do leite, misture e leve ao fogo médio, mexendo sem parar com o fouet. Depois que levantar fervura, marque 2 minutos, sem parar de mexer, para que não fique com gosto de farinha residual. Retire a panela do fogo.

Logo após, retire a casca do limão e a canela da calda, que vai estar grossinha. Vá despejando a calda em fio na mistura de farinha e leite, mexendo sem parar (se tiver alguém para ajudar a ir despejando a calda é muito bom para que consiga despejar aos pouquinhos, em fio fino). Depois de despejar toda a calda, mexa vigorosamente para terminar de misturar e deixe esfriar por uns 10 minutos.

Na sequência…

despeje as gemas na mistura morna ou fria (se despejar nela quente, vai cozinhar as gemas e não vai dar certo). Misture muito bem e passe pela peneira, passando para uma jarra.

Assim, retire a massa folhada da geladeira uns 30 minutos antes de usar. Enrole a massa como se fosse um rocambole, do lado mais curto para o outro, para ficar mais grossa. Corte 12 rolinhos de aproximadamente 2 cm de largura cada.

Em uma fôrma de cupcake ou fôrma de empadinhas número 4, coloque os rolinhos de massa dentro das cavidades das forminhas, molhe as pontas dos dedos em uma tigelinha com água e vá abrindo a massa do dentro, empurrando para as laterais (sem apertar nas laterais), forrando toda a cavidade das forminhas.

Por fim, pré-aqueça o forno por no mínimo 20 minutos em temperatura máxima. Despeje o recheio nas massas, até metade da massa, leve ao forno por aproximadamente 10 minutos. Se não dourar por cima, ligue o dourador e deixe mais alguns minutinhos. Retire do forno e deixe esfriar.

Afinal, o que achou dessa receita? Comente!

Conheça também estas outras delícias:

Pastel de Belém

Morangoffe, aprenda a fazer essa delícia

O que é Bento Cake?

As melhores receitas de Bolo de Cenoura

Torta Morangoffe

Gostou? Então continue descendo para ver mais!